Estudo do UNICEF no Chile aponta caminhos para vencer a homofobia nas escolas
A educação de qualidade é capaz de
erradicar a discriminação e, em especial, a homofobia. Esta é a
conclusão do estudo “Crianças e adolescentes e discriminação”, do Fundo
das Nações Unidas para a Infância – Unicef, lançado neste mês no Chile. A
pesquisa foi feita com 1.614 crianças e adolescentes do 7º ao 4º médio
de Iquique, Santiago, Concepción e Temuco para conhecer os principais
preconceitos e detectar os níveis de discriminação no âmbito escolar.
O estudo constatou que a discriminação
contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais é mais
intensa em escolas públicas do que em escolas particulares subsidiadas e
particulares pagas. O Movimento de Integração e Libertação Homossexual
(Movilh) comemorou o resultado.
“Esta situação demonstra em primeiro
lugar que é possível reduzir todo tipo de discriminação, inclusive a
homofobia, através de uma educação de qualidade, pois é claro que maior
conhecimento e capacidade para resolver conflitos, assim como melhor
compreensão do ambiente que nos rodeiam, a ignorância, os temores e os
preconceitos diminuem, beneficiando-se a diversidade social e a
sociedade como conjunto”, apontou o Movilh.
A pesquisa foi feita por meio de
perguntas sobre diversos temas, entre eles, orientação sexual. Os/as
alunos/as responderam questionamentos como: Os gays e lésbicas não
deveriam ser professores/as, pois é um risco para as crianças? Neste
caso, 39,5 % responderam estar ‘de acordo’ ou ‘muito de acordo’. Dois
pontos a menos que em 2004. Na mesma consulta, o resultado foi de 49,4%
para menores de 14 anos, de 32,3% para maiores desta idade, 48,8% em
escolas municipais (EM), 37,5% em particulares subsidiadas (PS) e de
29,8% em particulares pagas (PP).
Sobre a afirmação ‘Os gays e as lésbicas
são pessoas sem moral’, 32,7% dos consultados afirmou estar ‘de acordo’
ou ‘muito de acordo’. Este número sobre para 42,7% entre os menores de
14 anos e baixa para 25,3% entre os maiores. Esta mesma afirmação
resultou em cifras de 43,7% em EM, 30,2 em escolas OS e 22,1% em PP.
Para o Movilh, a diferença de resposta
entre os alunos menores e maiores de 14 anos se explica pelo fato de que
“à medida que as pessoas crescem vão recebendo mais informações”.
As respostas para a frase ‘Parece-me bem
que gays e lésbicas ocupem cargos de importância’ foram as seguintes:
60,2% estão de acordo, 54,2% entre os menores de 14 anos; 64,4% entre
maiores dessa idade; 57% em estabelecimentos municipais; 60,4 % em
particulares subsidiados e 66% nos particulares pagos.
Sobre as brincadeiras mais comuns no
âmbito escolar, dos 1.614 consultados, 33,3% afirmaram já haver chamado
outros alunos de “maricón, gay ou camiona”. Para o Movimento, estes
dados “demonstram a urgente necessidade que as políticas do Ministério
da Educação contra a violência escolar, que desde o ano passado
consideram à diversidade sexual, sejam colocadas efetivamente na prática
e intensifiquem suas ações”.
(Com informações do UNICEF)